Sábado, 17 de Abril de 2021
86 9 9809 4245
Saúde Coronavírus

Governador anuncia novas medidas para tentar conter avanço da Covid no Piauí

Novas ações incluem novo horário para circulação de pessoas em vias públicas, entre outras iniciativas.

03/03/2021 23h02
281
Por: Redacao Fonte: CCOM
Governador anuncia novas medidas para tentar conter avanço da Covid no Piauí

O governador Wellington Dias anunciou, nesta quarta-feira (3), as novas medidas que serão adotadas após a publicação de um novo decreto a fim de conter o avanço da Covid-19 no Piauí. As novas medidas que serão válidas a partir do dia 5 até 15 de março dizem respeito ao horário limite para circulação de pessoas em vias públicas, passa a ser às 22 horas. Bares e restaurantes só poderão funcionar até 21 hs. O comércio segue funcionando até as 17 hs e os shoppings das 12h às 21hs. Eventos sociais, festas e shows permanecem proibidos.

As ações foram anunciadas após reunião com o Comitê de Operações Especiais (COE) Ampliado, que aprovou as últimas recomendações do COE Técnico-Científico. “Será inclusa a limitação de que apenas 30% dos funcionários públicos façam atendimento presencial nas repartições estaduais. O atendimento poderá seguir normalmente de maneira on-line. A recomendação é que os demais poderes, além dos municípios possam também seguir esta medida”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, que participou do encontro. À exceção destas alterações, foram mantidas as restrições previstas no decreto 19.479/2021, visando reduzir o quadro atual de contaminação e ocupação de leitos hospitalares para tratamento da doença.

Um estudo apresentado na reunião, elaborado por professores da Universidade Federal do Piauí, mostra que a a taxa de mortalidade entre pacientes internados com o coronavírus passa de 55% entre jovens e se aproxima de 100% entre idosos. A conclusão é que a abertura de leitos de internação é essencial para salvar vidas, mas não pode ser a única medida adotada agora. O professor, pesquisador e coordenador do grupo de trabalho da UFPI, Emídio Matos, destacou ainda que, com as taxas atuais, o Piauí pode atingir 31 mortes por dia no mês de maio e acumular mais de 5 mil óbitos até junho.

O governador Wellington Dias ressaltou que a situação atual é preocupante e que o Estado está investindo em reforçar a rede de saúde estadual, mas que a prevenção ainda é a melhor saída, por isso é preciso empenho também por parte da população. “Nosso objetivo com as medidas é reduzir internações até junho, evitar colapso na rede de saúde e, consequentemente, reduzir óbitos. Toda vida salva importa”, destacou o gestor.

As atividades consideradas essenciais, seguirão funcionando conforme o decreto anterior. As medidas foram aprovadas por unanimidade. Participaram da reunião, entre outros órgãos, o Ministério Público Estadual, Tribunal de Justiça, OAB, Defensoria Pública, Vigilância Sanitária e PRF. A vice-governadora, Regina Sousa e o prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, também estavam presentes.

“Precisamos de um conjunto de ações e esforço coletivo. Nos disponibilizamos para buscar juntos as soluções”, declarou a procuradora-geral do Ministério Público, Carmelina Moura. “Precisamos seguir a ciência. Não adianta preservar empregos e a economia com a população morrendo. Apoiamos o decreto com as recomendações do COE”, afirmou Francisco Moura, membro da CUT.

As novas medidas serão descritas em decreto que será publicado no Diário Oficial.

 
Piracuruca - PI
Atualizado às 17h07 - Fonte: Climatempo
28°
Muitas nuvens

Mín. 21° Máx. 32°

28° Sensação
15.3 km/h Vento
47.3% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (18/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (19/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias