domingo, 19 de agosto de 2018
86 98101 7855
Cidades

01/08/2018 ás 11h39

162

Redacao

Piracuruca / PI

CMDMA debate sobre água oferecida pela Agespisa em Piracuruca
O CMDMA reúne-se sempre nas últimas terças- feiras de cada mês e acontece na Casa dos Conselhos no Centro da Cidade.
CMDMA debate sobre água oferecida pela Agespisa em Piracuruca
CMDMA

Aconteceu ontem,  dia 31 de Julho de 2018 a  reunião do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente do Município de Piracuruca na reunião deste mês a pauta do dia foi a baixa qualidade da água oferecida nos últimos dias pela 
AGESPISA em Piracuruca.


Aberta a sessão o presidente Manoel Escórcio de Brito Filho, agradeceu a presença de todos e passou a  palavra para seu suplente O Sr. Raimundo Nonato de Araújo que fez uma contextualização do problema água no mundo,  no Brasil e em Piracuruca especificando  a necessidade da manutenção do uso de práticas sustentáveis e dos cuidados redobrados que devermos ter com esta grande riqueza  ainda em abundancia em nosso município


Esteve presente na reunião o chefe da AGESPISA escritório local de Piracuruca o Sr. Francisco Dias, na ocasião o mesmo relatou o problema enfrentado e mencionou  sobre as medidas que a empresa está tomando para resolver tal problemática, relatou também que sobre a qualidade da água oferecida nas torneiras está praticamente resolvida, todavia,  o mesmo destacou que o rio necessita de atenção, visto que, a água coletado nos últimos dias apresentou um nível de turbidez bem acima da normalidade. Também foi mencionado pelo Sr. Francisco Dias que a empresa AGESPISA realizou coleta da água para análise.


A partir de então os conselheiros passaram ao debate no intuito de encontrarem possíveis soluções para garantir a sustentabilidade no nosso Rio. Dentre as sugestões apontadas e comungadas pela maioria dos presentes ficou definido que deve-se:  enviar ofício para a AGESPISA – Aguas e Esgotos do Piauí – SA, solicitando o resultado destas análise, bem como a presença constante de um químico para a central de tratamento de Piracuruca, o CMDMA deverá solicitar também, envio de relatórios trimestrais para a apreciação e acompanhamento da qualidade desta água ofertada; solicitar da prefeitura através da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismos a realização o mais breve possível de análise das águas da Barragem e Rio Piracuruca, realizar um cadastro preciso dos criadores de peixes tanto em tanques rede como em tanques escavados,  fiscalizar suas práticas de produção e caráter legal,  refazer o cadastro de moradores e agricultores ribeirinhos (cadastro socioambiental) e buscar parceria junto a CODEVASF-Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba no intuito de conseguir apoio técnico para capacitação de produtores no sentido  de garantir uma produção sustentável e menos impactante para o meio ambiente.


O CMDMA reúne-se sempre nas últimas terças- feiras de cada mês e acontece na Casa dos Conselhos no Centro da Cidade.



1 (6)


2 (2)


4 (1)

FONTE: CMDMA

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Piracuruca

Piracuruca

Blog/coluna Noticias de Nossa Gente!
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium