Quinta, 03 de Dezembro de 2020
86 9 9992 1763
Saúde Saúde

Sesapi intensifica políticas públicas em saúde para a população negra do Piauí

Entre os trabalhos desenvolvidos pela secretaria, direcionados à população negra, está o projeto “Se Cuide”.

20/11/2020 13h31
115
Por: Redacao Fonte: CCOM
Sesapi intensifica políticas públicas em saúde para a população negra do Piauí

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) vem desenvolvendo políticas públicas em saúde voltadas para o combate às desigualdades à população negra no Sistema Único de Saúde (SUS). São ações que visam à promoção da saúde de forma integral.

Entre os trabalhos desenvolvidos pela Sesapi, direcionados à população negra, está o projeto “Se Cuide”, que desde março vem distribuindo máscaras e álcool em gel para comunidades quilombolas do estado, além da realização de testes rápidos para a detecção do coronavírus.

“Já conseguimos atingir mais de duas mil famílias quilombolas, que estão recebendo assistência de forma integral por parte da secretaria”, destaca Gilvano Quadro, coordenador de Políticas de Equidade em Saúde, da Sesapi.

Considerando que as iniquidades em saúde são resultados de injustos processos socioeconômicos e culturais – em destaque, o vigente racismo – que corroboram com a morbimortalidade das populações negras, a Sesapi está elaborando o Plano Estadual de Saúde da População Negra.

“Com esse plano buscamos nortear todos os municípios do Piauí para a aplicação de políticas públicas, tendo em vista que o déficit dessa população ainda é muito grande quando se fala em saúde”, lembra o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Outras ações em destaque realizadas pela secretaria, direcionadas à população negra piauiense, é o acompanhamento em saúde sexual nas comunidades quilombolas. “Já fizemos vários testes rápidos para sífilis, HIV, hepatite B e C, nessa população que está espalhada pelos seis territórios de saúde do Piauí. Buscamos atuar de forma direta, levando à promoção em saúde pública de qualidade”, enfatiza Gilvano Quadros.

 
Piracuruca - PI
Atualizado às 13h48 - Fonte: Climatempo
34°
Muitas nuvens

Mín. 22° Máx. 35°

32° Sensação
19.5 km/h Vento
24.6% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (04/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 35°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (05/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias