Terça, 01 de Dezembro de 2020
86 9 9992 1763
Cidades Energia elétrica

Obra da nova Subestação Ininga segue em ritmo acelerado na capital

Sobre a Subestação Ininga

09/11/2020 11h05
149
Por: Redacao Fonte: Equatorial
Reprodução
Reprodução

Com investimento superior a R$ 11 milhões e previsão de entrega para o primeiro semestre de 2021, a construção da nova subestação que vai levar mais energia para a zona leste de Teresina segue em ritmo acelerado. No canteiro de obras da Subestação Ininga, já foram implantados todos os postes referentes aos setores de 69kV e 13,8kV, área a saída de novos alimentadores.

 

A Subestação Ininga trará impacto positivo direto no reforço de energia a mais de 102 mil clientes na região, atendendo aos anseios da classe empresarial teresinense de diversos setores, como entretenimento, alimentação e serviços, além de viabilizar o melhor atendimento às áreas residenciais que se expandiram muito nos últimos anos na zona leste da capital.

 

“A entrega da Subestação Ininga para Teresina é parte de um dos compromissos firmados desde a chegada da Equatorial no Piauí. É um projeto que visa acelerar ainda mais o crescimento da capital, com reforço de maior e mais energia com segurança numa das zonas que mais crescem. A entrega de um projeto como esse representa mais oportunidade de empregos, de surgimentos e implantação de mais negócios, de oportunidade de empreendimentos residenciais e de maior satisfação do cliente com a energia que chega em sua casa’’, destaca o gerente de obras e manutenção da Equatorial Piauí, Antonio Simões.

 

Para o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Piauí (Abrasel-PI), Eduardo Rufino, há uma grande expectativa na chegada da subestação. “A zona leste de Teresina tem apresentando um grande crescimento no setor de bares, restaurantes, shoppings, que cada vez mais precisam de uma melhor energia. Nesses últimos anos, já é perceptível a melhoria do fornecimento que é gradativa e que com a chegada de uma nova subestação, é uma notícia muito boa, pois haverá um novo contexto que permitirá que mais empreendimentos, sejam eles comerciais ou habitacionais, cheguem até a zona leste da capital, o que gera mais empregos e renda para população”, destaca o presidente da Abrasel-PI.

 

Sobre a Subestação Ininga

A obra foi incluída como prioritária no primeiro ano de investimento da Equatorial no Piauí, considerando que a região leste já estava há 15 anos sem receber uma nova subestação. Serão mais 50 MVA de potência e uma linha de distribuição nova em 69kV com 6,5 km de extensão que ligará a subestação Satélite à subestação Ininga, sendo um reforço e importante recurso para expansão do sistema elétrico da capital.

 

Construída com o que há de mais moderno no setor elétrico, a Subestação Ininga trará tecnologia de ponta em automação, com controle e capacidade de intervenção de forma remota, direta do Centro de Operações, facilitando o monitoramento, manobras de apoio e respostas rápidas de comunicação e transferências de cargas entre subestações de regiões próximas, criando um sistema com atuação mais rápida para fornecimento de energia.

 

Obras e investimentos

A Equatorial Piauí realiza ainda outras obras para qualificar o fornecimento de energia, Projeto Palmeirais, com melhoria para os municípios de Nazária e Palmeirais, e a nova Linha de Distribuição Teresina/Jockey, importante reforço para Teresina. Apesar do contexto de pandemia, a Equatorial Piauí segue investindo em obras para garantir um fornecimento com mais qualidade e robustez no sistema.

 

Somente em 2020, a distribuidora já entregou duas Linhas de Distribuição e quatro subestações: Esplanada (capital) e Quilombo, Cristino Castro e Cerrados, localizadas no polo econômico do agronegócio responsável por dobrar o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) do Estado nos últimos anos (MAPA) e produzir boa parte da riqueza no Piauí. Neste ano, a Equatorial Piauí investirá em 2020, aproximadamente 240 milhões de reais direcionados para manutenção, melhoria e novas estruturas da rede elétrica do Estado do Piauí.

Sobre o município
Piracuruca - PI
Atualizado às 08h54 - Fonte: Climatempo
27°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 34°

27° Sensação
22.3 km/h Vento
42.1% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (02/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (03/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 35°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias