Quarta, 02 de Dezembro de 2020
86 9 9992 1763
Saúde Coronavirus

Cuidados e prevenção contra Covid-19 devem ser reforçados no final do ano

Reforço das medidas preventivas é essencial para evitar novo aumento no número de casos e óbitos dentro do estado

07/11/2020 15h12
212
Por: Redacao Fonte: CCOM
Reprodução
Reprodução

A aproximação do final do ano traz a necessidade de reforçar os cuidados protocolados determinados pelos órgãos públicos de saúde para o enfrentamento à pandemia junto à população. Os cuidados higiênicos e a etiqueta respiratória se mostram  mais importantes do que nunca, uma vez que o estado do Piauí vem demonstrando um leve aumento no número de casos nas últimas semanas.

O médico intensivista Bruno Ribeiro, que faz parte do Comitê de Operações Emergenciais (COE), explica que o estado vinha apresentando uma redução de casos e óbitos desde o seu pico, no mês de junho, mas agora os casos podem vir a aumentar caso as orientações não sejam seguidas corretamente.

“Após esse pico, nós chegamos a registrar boletins com menos de 300 novos casos diários. No início de outubro, com a liberação de eventos para até 100 pessoas e com o início do movimento político devido às eleições para as campanhas municipais, foi possível verificar que houve uma elevação do número de novos casos e óbitos, principalmente no interior do estado”, apontou o médico.

Ele explica ainda que previsões para o final do ano dependem muito da consciência da população de continuar seguindo os protocolos e as medidas preventivas. “Se continuarmos registrando aglomerações, confraternizações sem seguir as orientações de prevenção, temos a possibilidade de registrarmos um novo aumento no número de casos dentro do estado”, explica Bruno Ribeiro.

A coordenadora de epidemiologia da Secretaria de Estado da Saúde , Amélia Costa, explica que  a manutenção dos cuidados higiênicos e os cuidados de distanciamento social  até o final do ano é o que determinará o próximo aumento ou não dos casos.
“Talvez você não queira deixar de fazer uma reunião com familiares com a chegada do final do ano, caso isso vá ocorrer é necessário seguir todas as orientações que já vêm sendo feitas desde o início da pandemia. A OMS diz que o uso da máscara protege de 85% a 90% dos riscos de adquirir a infecção por Covid-19. Além disso, a higiene das mãos, uso do álcool, distanciamento social são pontos que não devem ser esquecidos, mesmo no momento com conhecidos e familiares. A doença ainda está presente e precisamos trabalhar juntos até que tenhamos vencido a batalha contra ela”, destaca Amélia.

Fonte: Ascom Sesapi
 
Piracuruca - PI
Atualizado às 11h52 - Fonte: Climatempo
32°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 35°

31° Sensação
19 km/h Vento
30.7% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (03/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 35°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (04/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 35°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias