Quarta, 02 de Dezembro de 2020
86 9 9992 1763
Educação Saúde

Alegria e emoção marcam retorno às aulas presenciais em Parnaíba

A autonomia e a consciência dos estudantes em relação às medidas de segurança chamou a atenção dos educadores.

27/10/2020 16h28 Atualizada há 1 mês
276
Por: Redacao Fonte: CCOM
Reprodução
Reprodução

Emoção é a palavra que melhor define o retorno gradual dos estudantes ao regime de aulas presenciais nas escolas da rede estadual de educação localizadas em Parnaíba. Muitos alunos e integrantes da equipe pedagógica foram às lágrimas num reencontro muito aguardado.

“Estamos recepcionando os nossos alunos com toda alegria para que nós tenhamos um ótimo retorno. Esse é um momento muito especial”, declara o diretor do Ceti Lima Rebelo, Roberto Fernandes.

As medidas necessárias para o retorno foram todas adotadas pela escola. Entre elas, marcações no chão para respeitar o distanciamento físico, portal sanitizante para higienizar calçados e mochilas, medição de temperatura, máscaras, mesas afastadas e instalação de totens de álcool em gel e pias para higienização das mãos nas dependências da escola.

A autonomia e a consciência dos estudantes em relação às medidas de segurança chamou a atenção dos educadores.

“Fiquei impressionada com a responsabilidade dos alunos. Nem precisei pedir o uso da máscara ou o respeito ao distanciamento físico. Já estavam craques em relação aos novos combinados. Ficou claro que eles estavam com muitas saudades, ansiosos por voltar”, conta o diretor da escola, Roberto Fernandes.

Em sala de aula, um misto de ansiedade, incerteza, alegria e apreensão tomou conta dos alunos.

“Eu quis voltar. Foi opção minha sem pressão dos meus pais porque em casa o aprendizado não é tão eficiente quanto o presencial. A expectativa era ver meus colegas e professores”, conta o aluno do Ceti, Felipe Sousa.

Francisco Silva, 16 anos, e Eduarda Sousa, 16, também estavam na sala nessa segunda-feira (26). Todos garantiram estar se sentindo seguros com o retorno em relação às medidas de higienização, mas ao mesmo tempo ansiosos e apreensivos com os próximos dias.

Já na Unidade Escolar Marocas Lima, o protocolo rígido contra a Covid-19 se impõe desde os degraus da escada, logo depois do portão principal, com adesivos vermelhos com a inscrição “espere aqui”. Logo na entrada, a temperatura era medida, pedia-se para higienizar as mãos com álcool em gel em totens e manter distância. E ainda havia máscaras à disposição de quem chegasse sem ou precisasse de uma nova.

Antonio de Lima, que cuida da portaria da escola, ficou com os olhos marejados vendo, finalmente, movimento na escola. “Que bom, que emoção. Seis meses aqui, só barulho de passarinho, sozinho o dia inteiro, todo mundo sumido. Agora vejo todo mundo”, comemora o servidor.

A retomada das aulas das escolas jurisdicionadas à 1ª Gerência Regional de Educação (GRE) vai ocorrer de forma gradual, dentro do plano definido pela Secretaria de Estado  da Educação (Seduc).

 
Sobre o município
Piracuruca - PI
Atualizado às 12h36 - Fonte: Climatempo
33°
Muitas nuvens

Mín. 22° Máx. 35°

32° Sensação
19 km/h Vento
30.7% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (03/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 35°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (04/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 35°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias