Sexta, 30 de Outubro de 2020
86 9 9992 1763
Cidades Abastecimento

PPP de abastecimento cumpre meta e universaliza água tratada em Teresina

O governador participou da solenidade que marcou o cumprimento da primeira meta contratual da concessionária.

10/10/2020 00h46
107
Por: Redacao Fonte: CCOM
PPP de abastecimento cumpre meta e universaliza água tratada em Teresina

O governador Wellington Dias participou, nesta quinta-feira (8), de solenidade, por videoconferência, que marcou o cumprimento da primeira meta contratual da concessionária  Águas de Teresina com a universalização do abastecimento de água tratada na capital. O momento contou com a participação do prefeito de Teresina, Firmino Filho; do diretor-presidente da Águas de Teresina, Cleyson Jacomeni; do presidente executivo do Instituto Trata Brasil, Edison Carlos; do diretor executivo da Águas de Teresina, Diego Del Magro; e do presidente da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Teresina, Edvaldo Marques.

A iniciativa foi uma realização da Águas de Teresina, concessionária do grupo Aegea Saneamento, que atua em Teresina desde 2017, responsável pelos serviços de água e esgotamento sanitário na zona urbana da cidade. “No Dia do Nordestino, anunciamos esta importante conquista para a nossa capital. A água tem um simbolismo especial para o Nordeste, parabenizo toda a equipe que esteve à frente desse trabalho acreditando desde o início. Ao prefeito Firmino Filho, a área de regulação, e à parceria pública-privada (PPP) por este momento que estamos vivendo hoje. Eu destaco ainda a vitória que tivemos em regiões específicas de Teresina, que mudou a vida de pessoas, dando mais qualidade de vida com água tratada e saneamento básico”, comemorou o governador.

Para alcançar esse marco resolvendo problemas crônicos e históricos de desabastecimento, a Águas de Teresina executou obras importantes que ampliaram a capacidade de produção e distribuição, tornando o sistema mais moderno e garantindo sua eficiência operacional. As Estações de Tratamento de Água, ETA Norte e ETA Sul, sendo esta última responsável por 80% da água produzida para toda a cidade, foram amplamente requalificadas e ampliaram a produção. Além disso, a concessionária passou a ter gerador próprio de hipoclorito de sódio, reformou e modernizou seu laboratório físico-químico, garantindo ainda mais controle na água distribuída aos teresinenses.

Obras importantes como a instalação de novas unidades de bombeamento nas zonas sudeste e leste; implantação de 3,5 km de adutora na zona sul; mais de 13 km de adutoras nas zonas norte e leste, além de ativação e perfuração de 12 novos poços tubulares profundos, extensões de redes e novos registros, possibilitaram ampliar a distribuição de água, fazendo chegar com mais regularidade às casa dos teresinenses.

A empresa também levou água para onde não tinha, mudando a realidade de 32,5 mil moradores de ocupações consolidadas, a partir da implantação de rede de água em localidades como Parque Vitória, Parque Eliane, Terra Prometida, Vila Nova Esperança, Dilma Rousseff, Leonel Brizola, Padre Humberto, Dandara dos Cocais e Residencial Ananias Carvalho (cujas obras devem ser concluídas este mês).

Para o prefeito de Teresina, Firmino Filho, trata-se de um momento histórico para a capital piauiense. “É um momento histórico, principalmente quando olhamos para o passado lembramos de cenas que não acontecem mais. Acredito que tudo isso é resultado de um esforço coletivo e de um bom desempenho da Águas de Teresina”, disse o gestor.

O diretor-presidente da Águas de Teresina, Cleyson Jacomeni, também comemorou o momento. “Com alegria celebramos esse importante marco para o povo de Teresina. Ao comemorarmos, estamos cumprindo um compromisso firmado com o governo e o Município. Os desafios são enormes, mas dia a dia vamos tornar Teresina referência do saneamento. A universalização do abastecimento significa que todos os imóveis situados na área urbana regular da capital têm acesso ao serviço de distribuição de água tratada”, disse Cleyson Jacomeni.

Sobre o município
Piracuruca - PI
Atualizado às 18h57 - Fonte: Climatempo
32°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 38°

33° Sensação
25.7 km/h Vento
43.7% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (31/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 38°

Sol com algumas nuvens
Domingo (01/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 37°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias