Quarta, 23 de Setembro de 2020
86 9 9992 1763
Saúde Covid 19

Lacen realiza testes mais sensíveis para detecção do novo coronavírus

Resultado do novo tipo de testes sai em até 48 horas após chegada do material no laboratório

04/08/2020 19h34
105
Por: Redacao Fonte: CCOM
Roberta Aline
Roberta Aline

O Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen) adquiriu um novo tipo de teste para a detecção do novo coronavírus. O teste sorológico por quimioluminescência apresenta uma maior sensibilidade e maior especificidade em relação aos demais testes. Ao entrar em contato com o material coletado dos pacientes, o reagente começara a emitir uma luminosidade que irá variar de intensidade dependendo da quantidade de anticorpos presente na amostra. Quanto maior a intensidade, mais anticorpos o indivíduo irá possuir, indicando a presença ou não do vírus.

Segundo as equipes do Lacen, o resultado do teste ficará pronto em até 48 horas após a entrada da amostra coletada no laboratório, uma vez que o exame somente pode ser feito em ambiente laboratorial, após a coleta venosa no paciente.

Os primeiros testes adquiridos juntamente com o equipamento que possibilita a realização do teste serão utilizados em um inquérito sorológico com os profissionais da saúde que atuam nos hospitais da rede estadual. O Lacen está realizando um levantamento das unidades que compõem a rede para determinar a quantidade de testes que será realizado em cada hospital. “Esse inquérito vai nos permitir traçar um perfil epidemiológico que irá permitir uma tomada de ações mais efetivas no enfrentamento a Covid-19”, explica Walterlene Carvalho, diretora do Lacen.

 
Piracuruca - PI
Atualizado às 17h14 - Fonte: Climatempo
36°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 38°

34° Sensação
19.1 km/h Vento
17.8% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 38°

Sol com algumas nuvens
Sexta (25/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 37°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias