Quarta, 08 de Julho de 2020
86 9 9992 1763
Saúde Coronavirus

Paciente de 55 anos é a primeira a ser extubada em tratamento Covid-19 em Parnaíba

Fique em casa

20/06/2020 01h01
318
Por: Redacao Fonte: Ascom
Paciente de 55 anos é a primeira a ser extubada em tratamento Covid-19 em Parnaíba

 

Além de muitos casos de pacientes recuperados e salvos no Hospital de Campanha de Parnaíba, o centro de saúde reformado e estruturado pelo Prefeito Francisco de Assis Moraes Souza, Mão Santa, para atendimento exclusivo de casos intermediários e graves de Covid-19, registrou o primeiro caso de uma paciente de 55 anos que foi extubada em Parnaíba, no dia 17 de junho.

 

O processo de extubação, ocorre quando a paciente consegue ter autonomia respiratória, após o período de intubação na UTI, sem precisar do processo de Traqueostomia para a retirada do tubo de ventilação mecânica, ou seja, ela reagiu positivamente sem necessitar de um orifício artificial criado cirurgicamente através do pescoço, em sua traqueia. A extubação da paciente de 55 anos no Hospital de Campanha de Parnaíba foi motivo de grande alegria para todos os profissionais que atuam na UTI, médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e técnicos, pois é a primeira vez que ocorre com uma paciente em tratamento Covid-19 no município de Parnaíba. 

 

A Diretora Técnica do Hospital Nossa Senhora de Fátima, Daniela Machado Bezerra, disse que esse procedimento é o que proporciona autonomia ventilatória e oxigenação para o paciente após remoção da via aérea artificial, para que se restabeleça a ventilação espontânea de maneira adequada após o procedimento. Daniela Machado ressaltou que a equipe do Hospital de Campanha de Parnaíba é muito qualificada e preparada, e que, após o monitoramento da paciente, controle e avaliação sistemática da ventilação mecânica invasiva, foi identificado que ela estava elegível para o processo de respiração espontânea e uma extubação segura, como a que ocorreu.

 

“Os profissionais que trabalham em UTI sabem como é extremamente difícil e bastante delicado realizar o processo de extubação de um paciente, seja em qualquer tipo de situação. Foram momentos de muita satisfação para toda a equipe clínica. Grande parte dos pacientes chega ao hospital em estado muito delicado de saúde, com dificuldade respiratória, o que redobra ainda mais nossos cuidados com eles. Todos os servidores do Nossa Senhora de Fátima estão muito envolvidos e empenhados na plena recuperação de pacientes no tratamento Covid-19.”, destacou.

 

 A paciente de 55 anos chegou ao Hospital de Campanha de Parnaíba, onde ocorreu o processo de extubação, vinda do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA). O Prefeito Mão Santa, em constante diálogo com a Secretária Municipal de Saúde, Rejane Moreira, tem alinhado as ações de enfrentamento à Covid-19 no município, em diversas frentes, como reforço nas UBS, desinfecções em locais de aglomeração e pontos de maior incidência de casos confirmados da doença, compra de mais EPIs para os profissionais da saúde, convocação de aprovados em concurso, intensificação do trabalho das Vigilâncias Epidemiológica, Sanitária e Ambiental, e o acompanhamento e entrega de medicação a todos os casos de Covid-19, para o tratamento domiciliar.

Sobre o município
Piracuruca - PI
Atualizado às 05h08 - Fonte: Climatempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 35°

24° Sensação
10.6 km/h Vento
66% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (09/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Sexta (10/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias