Sexta, 29 de Maio de 2020
86 9 9992 1763
Saúde Capacitação

Parceria entre Sesapi e Hospital do Coração capacita profissionais do Piauí

Uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Conselho Nacional dos Secretarias de Saúde (Conass), Ministério da Saúde e Hospital […]

18/05/2020 18h59
180
Por: Redacao Fonte: CCOM
Parceria entre Sesapi e Hospital do Coração capacita profissionais do Piauí

Uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Conselho Nacional dos Secretarias de Saúde (Conass), Ministério da Saúde e Hospital do Coração está levando capacitação sobre o manejo de ventiladores para o tratamento da Covid-19 aos funcionários das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) no Piauí.

Nesta primeira etapa, que começa na terça-feira (19), estão sendo treinados os funcionários das UPAs do Satélite, Promorar e Renascença, em Teresina, que estão na linha de frente do combate à pandemia. “É um projeto de grande relevância, neste momento que estamos passando. Nosso objetivo é estender essa capacitação também para os hospitais de referência do nosso estado”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

A capacitação está sendo realizada por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), que é uma forma alternativa para determinados hospitais fazerem jus à Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social em Saúde (Cebas) por meio da realização de projetos de educação, pesquisa, avaliação de tecnologias, gestão e assistência especializada, voltados ao fortalecimento e à qualificação do SUS em todo o Brasil.

“Nesta primeira etapa, seremos responsável pelo treinamento de profissionais das UPAs para o uso de novos modelos de ventiladores de respiração mecânica e suporte em ventilação mecânica. Apresentamos ao secretário Florentino Neto o projeto para estender a capacitação aos profissionais da rede hospitalar e hospital de campanha e ele demonstrou bastante interesse”, disse a médica do Hospital do Coração Jeane Rêgo, responsável pelo treinamento.

Durante o treinamento, os profissionais terão o apoio da Tele-UTI, onde poderão discutir os casos com médicos intensivistas para o atendimento de pacientes com síndrome respiratória aguda grave (SARS). “Trata-se de uma nova e desafiadora realidade para qual devemos dar respostas rápidas e de acordo com a necessidade de cada instituição”, aponta a especialista.

A médica Jeane Rêgo aproveitou a passagem pelo Piauí e visitou o Hospital Getúlio Vargas e o Instituto de Doenças Infectocontagiosas Natan Portella, para conhecer o trabalho realizado pela Rede Estadual de Saúde no combate à Covid-19. “Encontrei pessoas muito comprometidas com o trabalho, profissionais de altíssima qualidade estão atuando na rede hospitalar do Piauí. Me surpreendeu demais o compromisso deles com o ser humano”, ressaltou.

 

 

Piracuruca - PI
Atualizado às 00h17 - Fonte: Climatempo
23°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 33°

23° Sensação
12 km/h Vento
77.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (30/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens
Domingo (31/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias