Quinta, 22 de Outubro de 2020
86 9 9992 1763
Tecnologia Tecnologia

Piauí Conectado disponibiliza notebooks e tablets a órgãos do Estado

A medida ajuda a manter os serviços da administração estadual durante o período de pandemia.

23/04/2020 13h53
266
Por: Redacao Fonte: CCOM
Piauí Conectado disponibiliza notebooks e tablets a órgãos do Estado

Ao todo, o Governo do Piauí recebeu 75 equipamentos, 55 notebooks e 20 tablets da Piauí Conectado para serem utilizados nas ações de combate ao coronavírus. Entre os órgãos estaduais que receberam os equipamentos estão o Hospital Getúlio Vargas (HGV), o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí e a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc). Cada um está aplicando a tecnologia da forma que melhor auxilia na continuidade dos serviços públicos essenciais.

No HGV, os notebooks estão sendo aplicados na telemedicina e assistência nas visitas dos pacientes da Covid-19, como explica o diretor-geral do hospital, Gilberto Albuquerque. “Eles estão sendo usados no acompanhamento dos pacientes, principalmente na assistência à telemedicina. Os médicos veem pelos notebooks a imagem dos pacientes onde quer que estejam e isso está sendo muito útil. Alguns deles estão sendo utilizados nos setores onde os familiares não podem entrar. A equipe que cuida desses pacientes faz a filmagem e mostra instantaneamente a família online, o que tem gerado uma satisfação muito grande daqueles que têm seus parentes internados, mas que não podem adentrar para visitá-los”, explica o diretor.

O Corpo de Bombeiros do Estado, por sua vez, está utilizando os equipamentos para dar continuidade aos trabalhos administrativos e operacionais do órgão. Para o auxiliar do Gabinete do Comando Geral, Luís Henrique Albuquerque, que trabalha no Centro de Operações e Comunicação, a iniciativa da Piauí Conectado em disponibilizar as máquinas para uso do Governo nos serviços públicos essenciais foi de extrema importância.

“Vai facilitar bastante o nosso trabalho neste momento tão difícil de pandemia e o home office está se tornando uma ferramenta fundamental para que possamos continuar com as atividades, traçando estratégias e mantendo o contato. Esses equipamentos serão utilizados de forma a manter as atividades administrativas e operacionais. Nossas coordenações poderão manter a comunicação da melhor forma possível. Eles foram distribuídos de forma estratégica, um deles está sendo utilizado pelo próprio comandante-geral do Corpo de Bombeiros, e vai ser de grande valia”, frisa Luís Henrique.

Na Sasc, os equipamentos também serão utilizados para dar continuidade aos trabalhos de assistência social por meio do home office. O assessor técnico da secretaria Helder do Nascimento mostrou-se satisfeito com a disponibilidade dos notebooks para o órgão e ressaltou que a iniciativa vai permitir que os servidores trabalhem de forma mais eficaz. “Vai facilitar, pois neste período de pandemia o nosso trabalho é home office. E isso é de grande utilidade para que nós possamos desempenhar um trabalho melhor”, destaca Helder.

O diretor-presidente da Piauí Conectado, Emerson Silva, frisa que a iniciativa surgiu como proposta de solução tecnológica à situação emergencial de necessidade de continuidade dos serviços públicos do Estado neste período de pandemia. “Estamos muito satisfeitos com a aplicabilidade dos equipamentos em cada órgão estadual. Disponibilizamos 70 equipamentos para que a população possa ser beneficiada com a prestação de serviços públicos, mesmo que esses estejam sendo realizados de casa, em decorrência das medidas de prevenção ao coronavírus”, diz o gestor.

PPP

A Piauí Conectado é uma empresa que possui contrato na modalidade de Parceria Público-Privada (PPP) com o Estado do Piauí, por meio da Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc), com o projeto Piauí Conectado. O objetivo é colaborar para o desenvolvimento do estado ao modernizar o sistema de comunicação digital da região.

Por meio do projeto, será implantada uma rede de fibra óptica com 5.000 quilômetros de extensão que vai instalar 1.500 pontos de internet nos 98 municípios mais populosos do Piauí, atendendo mais de 85% da população. No entanto, a PPP vai além do fornecimento de internet e sempre busca soluções tecnológicas para as demandas emergenciais do Estado, especialmente ligadas às áreas de saúde, educação e segurança.

Piracuruca - PI
Atualizado às 03h01 - Fonte: Climatempo
22°
Muitas nuvens

Mín. 21° Máx. 41°

22° Sensação
23.8 km/h Vento
61.5% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (23/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 37°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (24/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 36°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias