Sábado, 06 de Junho de 2020
86 9 9992 1763
Saúde COVID 19

Firmino adverte: 'poderemos pagar com a vida de muitos com essa negligência'

Firmino Filho também foi firme ao pedir paciência das classes empresariais de serviços não essenciais.

08/04/2020 17h19
305
Por: Redacao Fonte: cidadeverde.com
Foto: Haroldo Fabrício
Foto: Haroldo Fabrício

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), voltou a endurecer o seu discurso contra o descumprimento do isolamento social imposto pelo poder público durante pandemia do novo coronavírus.

Em entrevista ao Jornal do Piauí nesta quarta-feira (8), o prefeito chamou atenção para a proximidade do Piauí com o Ceará e informou que 25 mortes no estado ainda aguardam confirmação de testes para o coronavírus.

“Se as pessoas não respeitarem isso (isolamento), nós poderemos pagar com a vida de muitos com esse tipo de negligência, esse tipo de falta de consciência. Não adianta a gente pensar pequeno nesse momento. Momento de crise é momento das pessoas demonstrarem sua grandeza, seu compromisso”, afirmou.

Firmino Filho também foi firme ao pedir paciência das classes empresariais de serviços não essenciais. 

“Todos os dias chegam demandas de setores que querem abrir, de setores que querem sessão, eu faço um apelo: parem com isso. Tem regra, tem isolamento, vamos respeitar o isolamento. Não podemos fugir da nossa filosofia”, disse. “Setores que se julgam acima do bem e do mal e acham que tem que abrir apenas para garantir sua margem de lucro no final do mês. Isso não faz sentido no momento. Parem com isso”, pediu. 

O prefeito reafirmou a capacidade de revitalização da economia, o que não pode acontecer com vidas humanas caso o isolamento social seja violado e o contágio feito em massa. “Os médicos ainda não aprenderam a ressuscitar uma vida. É importante que a gente tenha consciência disso. Ficar em casa para poupar vidas”, afirmou. 

Prazo para isolamento continua

Sobre o prazo para o isolamento social, o prefeito afirmou que irá seguir o estado de calamidade pública. “Enquanto durar esse estado de calamidade, nós vamos permanecer com esse decreto”. 

Firmino não descarta criar medidas mais firmes, como multas para quem não atender à determinação contra aglomeração. “Sermos mais duros nas medidas contra aglomerações que ainda persistem na nossa cidade. Estamos trabalhando em uma (medida) instrumental nesse sentido”, revelou reforçando: “Temos que sair vivo dessa pandemia”.

Cinco mortes têm relação com Ceará

O prefeito de Teresina ainda defendeu o fechamento das divisas com o Ceará, estado entre aqueles com maior número de casos. Segundo ele, os cinco óbitos registrados no Piauí possuem ligação com o Ceará, que possui aeroporto internacional e recebe grande fluxo de turistas da europa.

“Nós já tivemos cinco óbitos e todos os cinco óbitos têm relação com o Ceará”, afirmou. 

De acordo com Firmino, em todos os estados, os óbitos são concentrados nas capitais. No Piauí, muitos dos óbitos são registrados no Norte do estado que tem uma forte relação de fluxo de pessoas com o Ceará.

Cestas básicas e auxílio emergencial 

Firmino também voltou a apontar para a subnotificação dos casos em Teresina e no Piauí e disse para a população não “relaxar” com os números de casos locais. “Esses resultados não refletem a realidade. A população não pode, com esse placares que são colocados, guiar a vida de seus familiares porque não são boas informações”. 

Filme de terror

Firmino Filho chegou a comparar a situação de subnotificação somada ao baixo números de testes na pandemia com um filme de terror. “A gente está numa floresta enorme e escura e com uma vela na mão. Lembro do filme de terror ‘A Bruxa de Blair’, você no meio de uma floresta sem ver nada. É isso que está acontecendo. Só nos vai dar luz a realização em massa de testes. Precisa fazer muito teste para saber onde a gente está pisando”, disse.

 

Valmir Macêdo
[email protected]

 

 

Piracuruca - PI
Atualizado às 19h39 - Fonte: Climatempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 34°

27° Sensação
8.7 km/h Vento
62.1% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (07/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Segunda (08/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias