Sexta, 29 de Maio de 2020
86 9 9992 1763
Especiais COVID 19

MPPI expede recomendação sobre o manejo de cadáveres de óbitos decorrentes da COVID-19

O documento foi elaborado pelo promotor de Justiça Eny Pontes, responsável pela 12ª PJ, que atua na defesa do direito à saúde no âmbito estadual.

30/03/2020 15h25 Atualizada há 2 meses
388
Por: Redacao Fonte: MMPI
 MPPI expede recomendação sobre o manejo de cadáveres de óbitos decorrentes da COVID-19

A 12ª Promotoria de Justiça de Teresina expediu, no último sábado (28), recomendação à Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), Instituto de Medicina Legal (IML), à direção dos hospitais estaduais e os serviços funerários sobre o manuseio de corpos das pessoas que falecerem em decorrência da COVID-19 e o dos resíduos de saúde decorrentes do tratamento de pacientes infectados no Piauí. O documento foi elaborado pelo promotor de Justiça Eny Pontes, responsável pela 12ª PJ, que atua na defesa do direito à saúde no âmbito estadual. 

As orientações trazem os cuidados que devem ser adotados durante a realização de autópsia e preparação, o transporte, o velório e o sepultamento dos corpos de pessoas mortas pelo novo coronavírus. As orientações versam também sobre o descarte de resíduos de saúde decorrentes do manuseio de infectados e vítimas fatais. 

O promotor diz que o número de pessoas presentes ao executar o exame nos corpos de pessoas falecidos deve ser o mínimo necessário para o procedimento. Os profissionais precisam usar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como óculos ou escudo facial, capas de sapatos ou botas impermeáveis, máscaras N95 ou superior, entre outros. Os artigos descartáveis precisam ser imediatamente eliminados como material infectante. Os que não são classificados assim devem ser encaminhados para limpeza e desinfecção/esterilização. 

A limpeza das superfícies ocorrerá com água e detergente com hipoclorito de sódio a 1% (pisos e paredes) ou álcool a 70% (bancadas, mesas, macas). Quando a limpeza estiver concluída e o EPI tiver sido removido, a higienização das mãos será realizada imediatamente. 

Em relação aos resíduos, as instruções são para que estes sejam transferidos para estações e sistemas de tratamento e disposição final licenciadas pelo órgão ambiental competente. Eles serão separados conforme às orientações da resolução CONAMA nº 358/2005. 

Quanto ao transporte do corpo, o promotor de Justiça instrui que a utilização de revestimentos impermeáveis para impedir o vazamento de líquido; à limpeza e desinfecção de rotina após o transporte do cadáver, e outras medidas. 

As últimas orientações dizem respeito ao velório e ao sepultamento. As pessoas devem evitar o contato físico com o corpo, pois o vírus permanece viável em fluidos corpóreos, e também em superfícies ambientais; evitar a presença de pessoas sintomáticas respiratórias; se porventura é imprescindível que venham ao funeral precisam usar máscara cirúrgica comum, e permanecer no local o menor tempo possível. 

Confira a integra da recomendação 

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Recomendação 12ª PJ Nº 07-2020 - Manejo dos corpos vítimas ou com suspeita ~.pdf)Recomendação 12ª PJ Nº 07-2020 - Manejo dos corpos vítimas ou com suspeita ~.pdf [ ] 533 Kb
Piracuruca - PI
Atualizado às 19h32 - Fonte: Climatempo
27°
Pancada de chuva

Mín. 22° Máx. 33°

29° Sensação
8 km/h Vento
76.4% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (30/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens
Domingo (31/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias