Sábado, 06 de Junho de 2020
86 9 9992 1763
Saúde Saúde

Secretário e médico fazem apelo após três cidades do Piauí registrarem casos de Covid-19

FIQUE EM CASA

28/03/2020 21h03
1.742
Por: Redacao Fonte: cidadeverde.com
Foto: Arquivo/CidadeVerde.com
Foto: Arquivo/CidadeVerde.com

O secretário Estadual de Saúde, Florentino Neto, fez um apelo neste sábado (28) para que a população do Piauí fique em casa.

O pedido é reforçado após o estado confirmar a primeira morte por Covid-19. A Secretaria de Saúde informa que além de Teresina, as cidades de São José do Divido e Parnaíba apresentaram diagnósticos positivos para a doença. Até o momento, o maior número de casos é na capital. 

A primeira vítima foi o prefeito da cidade de São José do Divino, Antônio Felícia (PT). “Hoje pela manhã recebemos do Laboratório Central a confirmação da informação de mais dois casos de covid-19 no Piauí. Divulgamos imediatamente. Um desses casos diz respeito ao primeiro óbito que temos no Piauí, que é do prefeito de São José do Divino, Antônio Felícia. Na verdade há a situação que temos que analisar a nova configuração, que estamos com os números. Antes só tínhamos casos confirmados em Teresina e agora temos casos confirmados em São José do Divino e em Parnaíba”, declara Florentino Neto.

Diante do crescimento do número de casos, já são 11 no estado, e da primeira morte, o secretário fez mais uma fez o apelo para que a população fique em casa. 

“Estamos desenvolvendo ações  com as  prefeituras de São José do Divino e de Piracuruca. Estamos com a gerência regional em Parnaíba, com uma interlocução que temos que fazer com o município. Cumprindo o que estabelece o nosso plano de contingência. Recomendamos o isolamento. Em todos os casos existe um trabalho de  investigação epidemiológica e um trabalho de  busca de condições que permitam  fazer a contenção da proliferação do vírus”, afirma.

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O mesmo pedido foi feito pelo diretor do Hospital Natan Portela,  o infectologista José Noronha. O médico  faz um apelo para que a população da capital cumpra a determinação de isolamento social. Para garantir que as pessoas não saiam de casa, o prefeito Firmino Filho (PSDB) baixou decreto que determina o fechamento de atividades escolares, comerciais, culturais, esportivas, e toda ação que possa gerar aglomeração de pessoas. 

“O primeiro óbito ocorreu. Todos receberam essa notícia pelos meios oficiais de informação. Desde que criamos esse protocolo,  saberíamos que esse dia chegaria. Isso não muda os protocolos estabelecidos, não muda toda programação da rede de assistência à saúde. Agora fazemos um apelo para que a população fique em casa, para que mantenha as medidas de isolamento social. Fiquem em casa, se proteja, proteja seus idosos, seus filhos, proteja os nossos profissionais de saúde que estão aqui, trabalhando por vocês da população”, diz  José Noronha.

O médico alerta para os cuidados que as pessoas que tiveram contato com os pacientes diagnósticados  com coronavírus devem tomar. 

“Quem teve contato com os pacientes positivos e  não possui sintomas gripais, fique em casa, isolado para observar se vai aparecer sintomas ou não. Quem possui sintomas gripais também fique em casa de repouse, se hidrate e fique em isolamento familiar domiciliar. Caso tenha febre persistente por mais de 24 horas, associada ou não a falta de ar, procure o serviço de saúde”, destacou. 

Lídia Brito
[email protected]

Piracuruca - PI
Atualizado às 19h59 - Fonte: Climatempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 34°

27° Sensação
8.7 km/h Vento
62.1% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (07/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Segunda (08/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias