Domingo, 24 de Janeiro de 2021
86 9 9809 4245
Tecnologia Tecnologia

Governo prepara lei para incentivo a projetos de inovação tecnológica

A assessoria jurídica do Estado está finalizando a minuta da legislação que deve ser enviada à Alepi.

06/03/2020 15h51 Atualizada há 11 meses
262
Por: Redacao Fonte: CCOM
Governo prepara lei para incentivo a projetos de inovação tecnológica

O governador Wellington Dias anunciou que dentro de 60 dias deve enviar à Assembléia Legislativa o projeto de lei da Inovação Tecnológica. A assessoria jurídica do Governo do Estado está finalizando a minuta da legislação, considerada necessária para avançar nessa área. O anúncio foi feito após reunião com o presidente e diretores da Fundação de Apoio à Pesquisa no Estado do Piauí (Fapepi).

 

O órgão foi acionado para participar ativamente do desenvolvimento industrial e empresarial no estado, buscando alternativas para os gargalos enfrentados nesses setores. O plano prevê um chamamento às empresas para apresentação das dificuldades e, em seguida, buscar pesquisadores dispostos a desenvolver as respectivas soluções.

 

“Serão dois editais. Primeiro as indústrias apresentam suas demandas. Após lançaremos outro edital onde pesquisadores vão trabalhar naquilo. A ideia é que o próprio interessado financie a pesquisa que lhe apontará a solução”, comentou Antonio Cardoso do Amaral, presidente da Fapepi.

 

O governador citou áreas estratégicas de interesse do estado. “Projetos que possam dar solução ao trabalhar estudos e alternativas viáveis para áreas em que o estado tem grande potencial, como a Zona de Processamento de Exportações (ZPE), mineração, carnaúba, mel e babaçú. São áreas em que o estado tem necessidades e precisa da ciência maturar e apresentar um projeto alternativo”, pontuou Wellington.

 

Parque Tecnológico do Piauí

 

No encontro, Dias conheceu o projeto do Parque Tecnológico do Piauí, criado pela Fapepi, instituições de ensino superior públicas e privadas, além da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Prefeitura de Teresina. A proposta é possibilitar a concentração de empresas de base tecnológica, incubadoras de negócios, centros e laboratórios de pesquisa, gerando um ambiente favorável à inovação científica e tecnológica, vinculada ao surgimento de novos negócios.

 

Outro diferencial é o oferecimento de serviços especializados e benefícios fiscais para as empresas instaladas no perímetro do parque. A área de instalação ainda não está definida. O projeto do prédio prevê um investimento de R$ 1,2 milhão.

 

“A semente do Parque Tecnológico seria a encubadora de empresas. Ela vai abrigar as startups nascentes, inclusive as financiadas pelo edital Centelha. A incubadora permite a permanência da empresa por no máximo 36 meses, quando elas estarão maduras para cair no mercado com sede própria”, explicou Lívio Nunes, diretor técnico-científico da Fapepi.

 

Os recursos para construção do parque devem vir de uma articulação por emendas da bancada federal piauiense.

 

Piracuruca - PI
Atualizado às 22h20 - Fonte: Climatempo
22°
Pancada de chuva

Mín. 22° Máx. 32°

22° Sensação
10.9 km/h Vento
80.1% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (25/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (26/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias