728x90_9
Turismo

Estradas do norte do Piauí encantam viajantes no período de chuvas

Nesta época do ano a paisagem é um atrativo a mais a quem visita a região.

07/01/2020 15h57Atualizado há 2 semanas
Por: Redacao
Fonte: CCOM
359

Viajar pelo Piauí nesta época de chuvas é uma oportunidade de contemplar belas paisagens pelas estradas que cortam o estado. Na região norte, de Teresina até o litoral, não é diferente. Além de poder degustar sabores da culinária piauiense, conhecer pessoas e casas simples, as pessoas que viajem por essa região podem se encantar com a vegetação e belezas presentes de norte a sul do Piauí.

Viagem região Norte do Piauí

Saindo de Teresina, indo pela BR 343, antes de chegar a Altos, existe um túnel sobre a linha férrea, formado pela vegetação, que, com a chegada das chuvas, ganha um visual deslumbrante. Já virou uma das locações preferidas pelos fotógrafos para fazer ensaios. E na entrada da cidade, a atração são as vendas de frutas tropicais como a manga rosa, pitomba e caju, além dos beijus de coco.

Chegando em Piripiri, o visitante pode passar pelo Parque Nacional de Sete Cidades, onde existe um hotel com piscina de água mineral e uma culinária à base de capote, carneiro e carne de sol, “uma delícia dos deuses”. A estrada é um espetáculo a parte, com a vegetação de transição entre caatinga e cerrado. Depois de visitar o parque, prossegue a viagem de 9 km, por uma estrada vicinal, que está recebendo pavimentação asfáltica, com saída para a cidade de Brasileira. O Parque Nacional de Sete Cidades está situado nos municípios de Piracuruca e Brasileira.

Seguindo pela BR-343, com destino ao litoral, o turista pode pegar o novo desvio pela PI-309, que liga a BR-402, que dá acesso às praias do município de Cajueiro da Praia, passando pela cidade de Cocal. Nessa, pode-se contemplar paisagens de serras deslumbrantes, com a vegetação verdinha, típica desta época do ano.

É importante avisar que é uma estrada para ser andar com velocidade baixa, tanto para curtir a paisagem como pelas curvas acentuadas. É uma região produtora de queijos fresquinhos, doces e outros derivados do leite. Com muitas comunidades, vale a pena perder um pouco de tempo para experimentar os sabores e bater um papo descontraído com os nativos.

Por fim, existe a estrada que liga a praia de Barra Grande, no município de Cajueiro da Praia, onde o visual do mar é o atrativo para o passeio descontraído e prazeroso. A culinária local, a base de frutos do mar despensa comentários: ostras, caranguejo, peixe, sururu etc. 

 

Está dada a dica!

Paulo Barros, fotógrafo e jornalista

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários