Fox Trader X
Anuncio
Saúde

Piauí ganha mais um hospital que realiza captação de córneas

Na Rede Pública Estadual de Saúde, os transplantes de córneas são realizados pelo Hospital Getúlio Vargas.

30/10/2019 11h06
Por: Redacao
Fonte: cidadeverde.com
212
Foto: Ascom
Foto: Ascom

Os piauienses contam com mais uma unidade de saúde que irá realizar captação de córneas, o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba.  A noticia foi divulgada nesta terça-feira, (27), pelo secretario de Estado da Saúde, Florentino Neto, durante reunião com as médicas Maria de Lurdes Veras, coordenadora da Central de Transplante do Estado do Piauí e Joselma Oliveira, diretora da Unidade de Organização Hospitalar.

 

Florentino neto, explica que a Secretaria Estadual de Saúde organizou um treinamento para capacitar os servidores que irão atuar na captação das córneas. “Temos uma equipe multidisciplinar devidamente capacitada para fazer a captação de córneas. Dessa forma iremos aumentar o número de transplante de córneas realizadas no Estado do Piauí em 50% a mais. Nesse momento estamos implantando essa unidade em Parnaíba, mas pretendemos implantar outra no Sul do Estado, para assim descentralizar esses serviços no nosso estado e aumentando o número de transplantes de córneas no Piauí”, destaca o secretário.

Hoje no Piauí, 380 pessoas estão à espera de um transplante de córnea. Esses pacientes são acompanhados diretamente pela Central Estadual de Transplantes. “Fazemos atualização desse cadastro todos os dias, além de manter contato constante com o pessoal que está na lista de espera, auxiliando na atualização dos exames, marcação de consultas, para que estejam em dias quando o órgão é disponibilizado”, explica Loudes Veras.

 

A coordenadora diz ainda que a nova unidade aumenta as chances de quem está na lista de espera. “A Secretaria de Saúde do Estado do Piauí dá um grande passo para que possamos aumentar o número de transplante de córnea, hoje o estado possui uma lista de 380 pessoas aguardando uma córnea, e com essa perspectiva de iniciarmos no Hospital Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, a capacitação de córneas, o nosso objetivo é aumentar o número dessas captações para que possamos aumentar o número de transplante. Essa descentralização é um passo importante, para no final do ano ter um número de pacientes transplantados de córneas bem maior”, afirma.

“Nos enquanto diretoria de organização e descentralização hospitalar da SESAPI estamos bastante satisfeitos pela implantação desse novo serviço no Hospital Dirceu Arcoverde de Parnaíba, visto que é de grande importância para poder reduzir a fila da necessidade do transplante de córnea no Estado do Piauí e mostrar as regiões de saúde cada vez mais organizadas e cada vez mais resolutiva”, conclui Joselma Oliveira, diretora da Unidade de Organização Hospitalar.

Na Rede Pública Estadual de Saúde, os transplantes de córneas são realizados pelo Hospital Getúlio Vargas.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários