Fox Trader X
Anuncio
Meio Ambiente

Piracuruca deve ganhar brigada de incêndio, garante SEMAR

O trabalho se volta à identificação e controle rápido de queimadas ilegais, evitando o alastramento do fogo.

28/08/2019 11h10
Por: Redacao
Fonte: CCOM
537
Parque Nacional de Sete Cidades; Foto Ilustrativa
Parque Nacional de Sete Cidades; Foto Ilustrativa

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semar), por meio da Coordenadoria de Prevenção, Controle e Combate aos Incêndios Florestais, vem intensificando ações de prevenção e combate a incêndios florestais no Piauí.

 

Entre as ações, podemos destacar a criação de brigadas nas cidades onde se concentram os maiores índices de focos de calor. Ela faz parte do acordo de cooperação técnica entre a Semar e os municípios piauienses.

 

Atualmente, a Semar dispõe de quatro brigadas de incêndio atuando no cerrado em parcerias com as prefeituras de Uruçuí, Ribeiro Gonçalves, Baixa Grande do Ribeiro e Redenção do Gurguéia. "Nesses municípios, as brigadas estão prontas e equipadas para atuação", explica a secretária de Estado do Meio Ambiente, Sádia Castro. "Também estamos no processo de criação de brigadas em Piracuruca, Francinópolis e Antônio Almeida", acrescenta a gestora.

 

Para o coordenador de Prevenção, Controle e Combate aos Incêndios Florestais da Semar, Carlos Eduardo da Silva, “ações como essas geram resultados positivos, visto que contribuem com a redução do número de ocorrência de incêndio, bem como para a intensificação da prevenção de ações criminosas contra a fauna e flora”.

 

Prevenção e Combate

 

Desde abril deste ano, a Semar tem planejado e executado ações de conscientização sobre os riscos de incêndios florestais. Para isso, promove fiscalizações rotineiras para coibir atividades ilícitas geradoras de incêndios florestais, apurando denúncias de desmatamento e de uso irregular do fogo.

 

A secretaria também realiza palestras voltadas a gestores e técnicos de órgãos dos municípios, além de orientar produtores e comunitários rurais quanto ao uso correto do fogo.

 

Autoria: Moura Alves

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários