Anuncio
Previdência

INSS: resolução determina ações para agilizar concessão de benefícios

O INSS começa, nesta sexta-feira (9), a implantar novos mecanismos para tentar zerar a fila de espera por benefícios.

09/08/2019 10h35Atualizado há 2 semanas
Por: Redacao
Fonte: cidadeverde.com
228
Foto: Antônio Cruz / Agência Brasil
Foto: Antônio Cruz / Agência Brasil

A Estratégia Nacional de Atendimento Tempestivo (ENAT), criada a partir de uma resolução publicada no Diário Oficial da União, determina que unidades da Previdência Social e a administração geral do instituto comecem a investir em ações para otimizar a gestão, aumentar a produtividade e a eficiência na análise dos pedidos e na conclusão dos requerimentos de reconhecimento inicial de direitos.

A medida trata dos pedidos de reconhecimento inicial de direitos e prevê que estes sejam concluídos em até 45 dias a partir da entrada dos documentos pelos beneficiários. Apenas casos que tenham pendências de cumprimento de exigência por parte do segurado requerente estariam fora dessa exigência.

Logística

Diante da nova estratégia, tanto a Administração Central do INSS, quanto superintendências regionais, gerências e agências da Previdência Social serão obrigadas a reforçar quadros técnicos, logísticos e humanos, para assegurar, de forma permanente, o atendimento tempestivo aos segurados e beneficiários da Previdência Social.

Atualmente, o órgão tem milhões de pedidos aguardando uma decisão. Com a definição da celeridade da análise como regra definitiva, serão definidas metas de atendimento e monitoramento da eficiência e produtividade dos serviços prestados pelo instituto.

Uma das possibilidades que ainda estão sendo estudadas é mudar a dinâmica do trabalho e remunerar os servidores por produtividade.

Pelo texto, o órgão também ficará obrigado a divulgar aos servidores, às unidades, aos órgãos de Controle externos e internos e à sociedade, periodicamente, os avanços obtidos.

 
Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Piracuruca - PI
Atualizado às 06h29
18°
Poucas nuvens Máxima: 36° - Mínima: 18°
18°

Sensação

10.3 km/h

Vento

87.3%

Umidade

Fonte: Climatempo
black300x600
Banner ao lado dos blogs
ContPlan Contabilidade, Planejamento e Assessoria
ContPlan Contabilidade, Planejamento e Assessoria
Três Lagoas
Municípios
Banner sessão política
Últimas notícias
FARMA
Mais lidas
Cerâmica
300x250 Niver Americanas
encanto dos Ipês, piloto, pizza, limpadora