Copy Code
Anuncio
Peste suina

Adapi confirma mais um foco de peste suína no Piauí

Os telefones para contato da Adapi são: (86) 3221-7142 e 3222-4993

05/07/2019 16h55
Por: Redacao
Fonte: cidadeverde.com
187
Foto: Ccom
Foto: Ccom

O governador Wellington Dias reuniu-se, nesta sexta-feira (05), no Palácio de Karnak, com o diretor da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), Genilson Sobrinho, para tratar sobre a saúde do rebanho de  suínos no estado. Um novo foco de peste suína clássica (PSC) foi encontrado em território piauiense, desta vez no município de São João do Arraial.

“Encontramos um novo foco de peste suína na cidade de São João do Arraial e nossas equipes já estão tomando as providências cabíveis. A propriedade deve cumprir com a nossa orientação que é de sacrificar os animais do local", explicou Genilson Sobrinho. 

Hoje, o Piauí tem 16 focos em todo o estado distribuído nas cidades de Brasileira, Cabeceiras do Piauí, Domingos Mourão, Lagoa do Piauí, Milton Brandão, Murici dos Portelas e São João do Arraial. Segundo o diretor, os focos já foram devidamente identificados e sanados. 

Segundo o gerente de Defesa Sanitária Animal da Adapi, Idílio Moura, durante a reunião, o governador autorizou a liberação de R$ 300 mil para indenização de produtores afetados pela peste suína. "Apresentamos o cenário para o governador e ele prontamente autorizou a liberação de recursos para a indenização de produtores piauienses que tiveram rebanhos sacrificados", disse Moura.

Sintomas e cuidados

A peste suína é transmitida por meio de alimentos ou água contaminados, contato com animais infectados, equipamentos sujos e roupas de indivíduos que mantiveram contato direto com porcos domésticos ou selvagens que estejam doentes ou possuam o vírus incubado. A doença chega a matar 90% dos animais jovens e nos mais velhos pode manifestar-se discretamente.

Inicialmente, os porcos apresentam depressão e febre alta, regiões avermelhadas, hemorragia e cor azulada geralmente nas extremidades, axilas, abdômen e face interna dos membros de animais brancos. Também é detectada letargia, convulsões ocasionalmente, ranger de dentes e dificuldade de locomoção.

Os telefones para contato da Adapi são: (86) 3221-7142 e 3222-4993

Da Redação
[email protected]

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários