Anuncio
Aquicultura

Codevasf dá continuidade a encontros da cadeia produtiva da aquicultura no Norte do Piauí

- “Qualidade dos hormônios utilizados na inversão sexual de tilápias em sistema de recirculação e desmistificação do uso de fêmeas na tilapicultura” - Engenheiro de pesca Lucas Ataíde (Start Aquicultura) e participação de Luis Guilherme, geneticista da Embrapa

17/04/2019 13h35
Por: Redacao
Fonte: COdevasf
155

No próximo dia 24 de abril, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) promove, em Parnaíba (PI), duas palestras voltadas para o fortalecimento da cadeia produtiva da aquicultura no Norte do Piauí. O evento, que acontece no auditório leste do campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI), faz parte de uma série de encontros técnicos mensais que a empresa irá realizar até outubro deste ano. Os interessados podem participar gratuitamente. As inscrições serão realizadas no site www.even3.com.br/aquapi02 ou pelo telefone (86) 3322-4034.

As palestras acontecem das 13h50 às 17h. A primeira é sobre “Qualidade dos hormônios utilizados na inversão sexual de tilápias em sistema de recirculação e desmistificação do uso de fêmeas na tilapicultura”, com Lucas Ataíde, gerente técnico de uma empresa do ramo de aquicultura, e participação especial de Luis Guilherme, geneticista da Embrapa Meio-Norte. Na sequência, acontece a palestra “O sucesso do cultivo de camarão marinho em sistema superintensivo com recirculação e mínima troca de água desenvolvido em estufa no estado do Piauí”, com Santana Jr, engenheiro agrônomo, produtor e presidente da Associação dos Criadores de Camarão do Piaui (ACCP).

O público-alvo do evento são piscicultores, carcinicultores, agricultores, professores, pesquisadores, técnicos, estudantes, representantes governamentais de instituições públicas e de empresas de insumos.

Agregando conhecimento

A proposta dos encontros técnicos é proporcionar a integração dos elos da cadeia produtiva da aquicultura. Os participantes têm a oportunidade de discutir temas que contribuam para o desenvolvimento da atividade. O primeiro evento da série foi no mês passado e reuniu mais de 150 pessoas.

João Evaristo participou do encontro e avalia positivamente esse tipo de evento. “É muito vantajoso pra nós. Tiramos muito proveito das informações repassadas. A cada reunião aprendemos algo novo”, explica. Há cinco anos ele cria tilápia, tendo recebido apoio da Codevasf no seu empreendimento com a aquisição de tanque-rede. Evaristo integra a Associação Peixe Bom, de Luzilândia (PI).

O piscicultor Cássio James Meneses, que produz tilápia e tambaqui desde 2011 em Ilha Grande (PI), também participou do evento e avaliou como muito proveitoso. “É uma excelente iniciativa para nós produtores, pois agrega mais conhecimento para nosso negócio”, afirma.

A organização dos encontros é feita pelo Escritório de Apoio Técnico da Codevasf de Parnaíba em parceria com diversas instituições e empresas que compõem a cadeia produtiva da aquicultura. A realização conta com a parceria da UFPI, Secretaria da Pesca e Aquicultura de Luís Correia, Prefeitura de Caxingó, Prefeitura de Ilha Grande e empresas de insumos, materiais e equipamentos.

SERVIÇO:

Elos da Cadeia Produtiva da Aquicultura no Norte do Piauí

DATA: 24 de abril

HORÁRIO: 13h50 às 17h00

LOCAL: Auditório Leste da UFPI – Campus Parnaíba

PALESTRAS:

- “Qualidade dos hormônios utilizados na inversão sexual de tilápias em sistema de recirculação e desmistificação do uso de fêmeas na tilapicultura” - Engenheiro de pesca Lucas Ataíde (Start Aquicultura) e participação de Luis Guilherme, geneticista da Embrapa

- “O sucesso do cultivo de camarão marinho em sistema superintensivo com recirculação e zero de renovação de água desenvolvido em estufa no estado do Piauí” - Santana Junior, engenheiro agrônomo e presidente da Associação dos Criadores de Camarão do Piauí (ACCP)

Informações: (86) 3322-4034

Fotografias:
https://www.flickr.com/photos/[email protected]/albums/72157707941820015

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários