ESTADO DO PIAUI
Juventude
II Encontro da Juventude Rural do Semiárido inicia com festa e grande número de participantes
Jovens de dez estados brasileiros participam do evento em Picos
06/04/2019 14h41
Por: Redacao
Fonte: CCOM
33

O sentimento jovem invadiu a cidade de Picos, nesta sexta (5), durante a solenidade de abertura do II Encontro de Jovens Rurais do Semiárido Brasileiro, que acontece até domingo (07). Cerca de 400 jovens de dez estados brasileiros participam desse evento com animação e abertos a novos saberes. Também participaram da abertura, representantes do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), do Programa Semear Internacional, além de autoridades políticas.

Silvana Holanda faz parte do projeto Dom Távora (CE), apoiado pelo Fida, e destacou a importância do encontro, enquanto formação de senso crítico. “Reunir a juventude é proporcionar a discussão sobre perspectiva de futuro, o que podemos pensar sobre sucessão rural. É um debate de extremo valor. A ideia é dar continuidade a esse debate entre os jovens que não puderam vir para este evento”, falou Silvana Holanda.

O diretor do Fida no Brasil, Claus Reiner, enfatizou a importância de eventos voltados para os jovens. “Encontros como esse são de extrema relevância para mobilizar a juventude, pois eles são o presente e também o futuro. É uma oportunidade de trazer novas ideias com entusiasmo para promover a transformação rural necessária para termos mais inserções nas cadeias de valor, mais diversificação das empresas rurais e, para isso, uma nova ruralidade, afirmou o diretor do Fida no Brasil.

Para Francisco Ribeiro (Chicão), diretor de inclusão produtiva da SDR, este evento vem fortalecer e incentivar o empreendedorismo da juventude, o trabalho de formação profissionalizante desses jovens nas áreas da agricultura orgânica, em horticultura orgânica, apicultura, ovinos e caprinos e demais cadeias. “Várias entidades apoiadas pelo projeto Viva o Semiárido (PI), como o Assentamento Lisboa, a Associação das Mulheres de Itainópolis, bem como outras contempladas pelo Fida, estão presentes nesse encontro. Por meio dessas cadeias produtivas estamos fortalecendo a organização das demais formas associativas. Não adianta rompermos barreiras de comercialização e logística se não fortalecermos a organização. Os projetos passarão, os governos passarão. O que permanece é a juventude, são as mulheres, as associações, os sindicatos, as cooperativas. O caminho do sucesso é a união”, ressaltou Chicão.

A vice-governadora do Piauí, Regina Sousa, participou da abertura do evento e afirmou que o semiárido tem uma característica própria e vem, ao longo de anos, sendo uma região esquecida. “Cabe aos jovens lutar para que suas necessidades sejam atendidas em suas especificidades. Tenho muita esperança de que daqui a dez anos tenhamos jovens mais aguerridos, mais batalhadores por melhorias para si, mas, sobretudo, para seu semiárido”, disse Regina Sousa.

Os participantes do evento vão contar com uma vasta programação que inclui uma Palestra Magna, com o teólogo, filósofo, ecologista, professor e escritor Leonardo Boff. Serão ministradas ainda 14 oficinas, três plenárias e ainda a promoção de noites culturais, durante os dias de evento.

O encontro é promovido pelo Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, e também pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), através do Programa Semear Internacional.

 

Autoria: Larissa Machado
  • II Encontro da Juventude Rural do Semiárido inicia com festa e grande número de participantes
  • II Encontro da Juventude Rural do Semiárido inicia com festa e grande número de participantes
  • II Encontro da Juventude Rural do Semiárido inicia com festa e grande número de participantes
  • II Encontro da Juventude Rural do Semiárido inicia com festa e grande número de participantes
  • II Encontro da Juventude Rural do Semiárido inicia com festa e grande número de participantes
Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários