ESTADO DO PIAUI
Desentendimentos
Número 2 do MEC é dispensada oito dias após ser nomeada
A demissão de Iolene Lima expõe, mais uma vez, a crise interna que atinge o Ministério da Educação há cerca de duas semanas.
22/03/2019 17h54
Por: Redacao
Fonte: Exame
98
Iolene: sua dispensa foi publicada por ela em seu Twitter (Instagram/Reprodução)
Iolene: sua dispensa foi publicada por ela em seu Twitter (Instagram/Reprodução)

 São Paulo — Oito dias depois de ser nomeada pelo ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, para ser a “Número 2” do MEC, Iolene Lima anunciou sua dispensa na noite desta quinta-feira (21). 

Sua saída expõe, mais uma vez, a crise interna que atinge a pasta. Depois de demissões envolvendo servidores indicados pelo escritor Olavo de Carvalho, Vélez também precisou afastar seu secretário executivo, Luiz Antonio Tozi. Fragilizado, o ministro tentou, ainda, nomear mais duas pessoas, o assessor Rubens Barreto e Iolene. Ambos foram barrados.

Procurado pela reportagem, o Ministério da Educação ainda não se pronunciou sobre a dispensa da professora da função.

Quem é Iolene Lima

Iolene Lima é pastora de uma igreja batista em São José dos Campos (SP), e foi diretora no Colégio Inspire, uma escola religiosa também no interior de São Paulo, cuja missão é “educar plenamente o ser humano, criado à imagem de Deus, para o exercício ético da cidadania e da sua plenitude”.

De acordo com o site da Associação de Escolas Cristãs de Educação por Princípios (AECEP), Lima é formada em pedagogia, com pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional e tem um MBA em Qualidade Educacional.

Até ser confirmada no cargo de executiva por Veléz, Iolene era secretária substituta na Secretaria de Educação Básica do MEC.

Em vídeo de 2013, durante entrevista ao canal de TV evangélico Feliz Cidade, Iolene diz que o “primeiro matemático e geógrafo foi Deus” e que “as crianças começam a ter contato com essas matérias no primeiro livro da Bíblia Sagrada, o Gênesis”. Sua fala repercutiu nas redes sociais após sua nomeação.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários