ESTADO DO PIAUI
Diálogo

Wellington defende pautas de interesse do Piauí em encontro com ministro da Economia

Durante a audiência, foi tratado sobre a dívida que a União tem com o Estado referente à federalização da Cepisa.

13/03/2019 18h15
Por: Redacao
Fonte: CCOM
149
Governador tem audiência com o ministro Paulo Guedes (André Oliveira)
Governador tem audiência com o ministro Paulo Guedes (André Oliveira)

O governador Wellington Dias esteve, nessa terça-feira (12), em Brasília, com ministro da Economia, Paulo Guedes. Na pauta, assuntos de interesse do Piauí e do nordeste. 

Um dos assuntos tratados foi a reforma da Previdência. “O ministro Paulo Guedes mostrou interesse em compreender sobre a proposta que temos defendido no Fórum dos Governadores com a organização de um fundo para equilíbrio da previdência e equilíbrio atuarial numa perspectiva não só de resolver o problema da previdência, como também condições de viabilizar investimentos que é o ponto principal”, defendeu Dias. 

Ainda segundo o governador, "durante o diálogo ficou claro a necessidade de se ter solução à previdência com uma proposta que não pode ser ideia fixa, mas uma abertura desde que se tenha como solução ao final o equilíbrio atuarial para que se possa garantir hoje e para sempre as condições do pagamento de aposentados e pensionistas". 

Algumas alternativas de receita foram também discutidas. "O ministro apresenta sempre a proposta de ter algo como empréstimo vinculado à redução de despesas demonstradas pelos estados, apresentando também alternativas de que a fórmula não pode ficar fixada apenas na regra da idade de contribuição, por exemplo, uma regra apresentada tem um somatório de tempo de serviço e tempo de contribuição. Um exemplo claro, se alguém começa a trabalhar com 18 anos, com 60 anos ele já contribuiu 42 anos”, explicou Wellington. 

Ainda durante a audiência, foi colocada em pauta, a dívida que a União tem com o Estado do Piauí referente à federalização da Cepisa. “Foi também apontado o caminho a ser tratado com o Ministério das Minas e Energias, mas tem um sinal positivo da parte da União que é de se ter um perito que possa arbitrar e, a partir daí, a decisão da ministra Rosa Weber perante o Supremo”, acrescentou Dias. 

Autoria: Redação CCom
Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Piracuruca - PI
Atualizado às 16h45
32°
Pancada de chuva Máxima: 32° - Mínima: 21°
36°

Sensação

7.5 km/h

Vento

75.7%

Umidade

Fonte: Climatempo
BANER BRITA RAMOS
ContPlan Contabilidade, Planejamento e Assessoria
Pró Esporte
Banner ao lado dos blogs
ContPlan Contabilidade, Planejamento e Assessoria
Municípios
Banner sessão política
Últimas notícias
FARMA
droga farma promo
Mais lidas
Cerâmica
encanto dos Ipês, piloto, pizza, limpadora