Terça, 26 de março de 2019
86 98101 7855
Política

11/03/2019 ás 18h09

80

Redacao

Piracuruca / PI

Wellington Dias reassume cargo e diz que consórcio de governadores é histórico
Segundo ele, o consórcio irá atuar de forma conjunta nos estados na forma de mutirões de saúde. Na área da Educação, há uma ideia da criação de um centro voltado para a pesquisa de temas relacionados ao Nordeste.
 Wellington Dias reassume cargo e diz que consórcio de governadores é histórico
Fotos: Letícia Santos

O governador Wellington Dias reassumiu o cargo nesta segunda-feira (11) e definiu como momento histórico, a criação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste. O Consórcio Nordeste, como ficou batizado, será lançado na quinta-feira durante o Encontro dos Governadores da região que vai acontecer em São Luís, no Maranhão.

“É um momento histórico para o Nordeste, uma ideia que já vem sendo amadurecida. Desde 2015 tivemos a oportunidade de organizar várias câmaras técnicas, e experimentamos isso agora aqui no Ceará quando teve vários ônibus incendiados, violência em várias cidades e ali, houve uma ação de todo o Nordeste com o apoio do governo federal que deu bom resultado”, disse o governador, que reassumiu o cargo na tarde de hoje em solenidade no Palácio de Karnak após uma viagem particular de dez dias aos Estados Unidos.

Wellington Dias ressaltou que o consórcio é importante e pode se estender para várias áreas. “É importante porque já estamos agindo integrado com a inteligência de todo o Nordeste, ou seja, a medida que a gente tem a prisão de alguém, imediatamente tem uma base de dados e informações precisas e o estado onde alguns bandidos atuam, o modus operandi, certamente a equipe já conhece a forma de agir dessas pessoas. Isso vai valer agora para outras áreas, para a segurança, para a área da saúde, dentre outras”, afirmou.

Ainda de acordo com o governador, o pacto com os estados no Nordeste vai envolver áreas como infraestrutura e programas de desenvolvimento para o turismo da região. “Uma coisa é o Piauí fazer sozinho uma divulgação na Europa, na América do Norte, outra coisa é pactuar com outros estados, nove estados. É pactuar com companhias, ter uma integração maior no transporte aéreo nessa região, ou seja, tudo isso vai trazer um efeito muito grande. Agora é claro que tem que começar em um primeiro momento escolhendo algumas atividades, mas eu estou bastante animado, acho que é muito importante", destacou.

5

O governador exemplificou sobre uma ação que precisa ser feita em relação à prevenção da dengue para que seja colocada em prática dentro da iniciativa. Segundo ele, o consórcio irá atuar de forma conjunta nos estados na forma de mutirões de saúde. Na área da Educação, há uma ideia da criação de um centro voltado para a pesquisa de temas relacionados ao Nordeste.

Na oportunidade, o governador falou ainda que no consórdio também serão tratados temas com a reforma da previdência e renovação do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

Reforma Administrativa

O governador evitou falar muito sobre a reforma administrativa e disse que não pretende conversar ainda com a base aliada para tratar sobre a aprovação da matéria. Wellington Dias disse apenas que é preciso aguardar. 

O chefe do Executivo desconversou e disse “ainda não”, quando questionado se havia alguma novidade em relação a proposta. “Ainda não temos nenhuma novidade em relação à reforma. Ainda não vou conversar com a base, tem que aguardar a reforma”, disse. 

Sobre a viagem aos EUA, ele ressaltou que ficou feliz com a condução do governo pela vice Regina Sousa. “Foi uma viagem particular, e tive a oportunidade de conversar com a equipe que acompanha a minha filha, mas fiquei feliz com a conjuntura e com a nossa equipe integrada e o Piauí bem conduzido pela Regina”, afirmou.

Wellington Dias também evitou falar em secretariado e apenas comentou que ainda vai falar com o deputado federal Fábio Abreu (PR) sobre seu retorno à Segurança. "Vamos tratar (com Fábio Abreu)", finalizou.

Lyza Freitas e Hérlon Moraes
[email protected]

 

FONTE: cidadeverde.com

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium