Sábado, 18 de Setembro de 2021
26°

Poucas nuvens

Piracuruca - PI

Geral Maranhão

CAEMA implementa rede coletora de esgoto na Avenida Mário Andreaza, no Cohajap

Obra faz parte do planejamento da Companhia para atingir as metas da universalização estipuladas pelo Marco Legal do Saneamento Básico.

15/09/2021 às 11h45
Por: Redacao Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
Operários trabalham na implementação da rede (Foto: Hil Neto)
Operários trabalham na implementação da rede (Foto: Hil Neto)

Está em fase de finalização a obra de implementação e otimização do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) na Avenida Mário Andreaza, no bairro Cohajap, em São Luís. Foram executados 1.263 metros de rede coletora de esgoto e 30 ligações domiciliares. A obra faz parte do planejamento da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) para atingir as metas da universalização estipuladas pelo Marco Legal do Saneamento Básico e envolve um investimento de mais de R$ 743.809,21.

Para amenizar os transtornos causados, o serviço de implementação da rede coletora de esgoto utilizou o método não destrutivo, ou seja, de modo subterrâneo, em que é evitado, ao máximo, a escavação e a interdição da via. Por meio deste método, não houve alteração no tráfego da região com a manutenção das duas faixas livres para o trânsito.

A CAEMA reforça que, apesar dos transtornos temporários causados pelos serviços, o destino e tratamento corretos do esgoto têm impacto direto na melhoria da qualidade de vida da população. É fundamental lembrar que os benefícios são a longo prazo e envolvem a redução de doenças, preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos.

Status da obra

Os técnicos continuam os trabalhos executando os últimos reparos nos poços de visita. Na próxima semana, a previsão é que sejam realizados testes na rede de esgotamento sanitário para garantir a funcionalidade da mesma.

A CAEMA destaca o papel fundamental da população nesse processo, já que é obrigação de cada empreendimento garantir a ligação com a rede.

Ele1 - Criar site de notícias