Sábado, 18 de Setembro de 2021
26°

Poucas nuvens

Piracuruca - PI

Educação Maranhão

UEMA participa da solenidade de entrega da 2ª etapa do Sumário Executivo do ZEE-Bioma Cerrado e Sistema Costeiro

Trabalho levou 10 meses de pesquisas com a participação de quase 200 pesquisadores de instituições diversas.

23/07/2021 às 16h05
Por: Redacao Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
Reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Gustavo Costa (Reprodução)
Reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Gustavo Costa (Reprodução)

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Gustavo Costa participou hoje (23) da solenidade virtual de apresentação do Sumário Executivo do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) do Estado do Maranhão, referente ao Bioma Cerrado e ao Sistema Costeiro.

A cerimônia foi presidida pelo vice-governador Carlos Brandão e contou também com a participação do secretário de Estado de Programas Estratégicos, Luís Fernando Silva; do reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado; das equipes do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) e da UEMA, além de outras autoridades do governo estadual, representantes das classes empresariais e de trabalhadores.

O Sumário Executivo é um documento que apresenta o diagnóstico da situação dos meios físico, biótipo, socioeconômico e jurídico-institucional dos municípios que compõem o território estudado. Esta entrega é a primeira da 2ª etapa da construção do ZEE, que é coordenado pelo IMESC, autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE). A primeira etapa, referente ao Bioma Amazônico, originou a Lei Estadual nº 11.269/2020.

O território zoneado tem uma área de aproximadamente 191 mil km². No total, 109 municípios compõem o Bioma Cerrado e o Sistema Costeiro, o que representa 60% da área do Estado do Maranhão e aglutina 40% de sua população.

O trabalho levou 10 meses de pesquisas com a participação de quase 200 pesquisadores do IMESC, da UEMA, da UFMA, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), da Embrapa Amazônia Oriental e do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Vice-governador Carlos Brandão (Reprodução)

Na UEMA, a coordenação executiva do projeto é feita pelo pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Paulo Catunda, e a equipe técnica é a do Núcleo de Geoprocessamento (NUGEO), cujo papel tem sido desde o início fundamental para a elaboração do ZEE maranhense.

Segundo o professor Gustavo Costa, “esse sumário executivo apresentado hoje, que contou com a efetiva participação de pesquisadores da UEMA, representa um conjunto de dados ambientais, geográficos, econômicos e sociais do território do Cerrado e Costeiro do estado, indispensáveis aos planejamentos público e empresarial e ao desenvolvimento sustentável da economia maranhense”.

Acesse o sumário executivo do ZEE Cerrado/Costeiro em:http://www.zee.ma.gov.br/Portal/relatorios/cerrado

Ele1 - Criar site de notícias