Quarta, 16 de Junho de 2021
86 9 9809 4245
Geral Maranhão

Nossa Gente: Mercado das Tulhas é celeiro de cultura e gastronomia, em São Luís

O local, que foi construído no início do século XIX, tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas desde 1997, é um reduto de boas histórias.

16/05/2021 09h55
16
Por: Redacao Fonte: Secom Maranhão
Dona Marlene do Nascimento Carvalho tem 58 anos, e destes, há mais de 25 é dona de um dos restaurantes no mercado. (Foto: Divulgação)
Dona Marlene do Nascimento Carvalho tem 58 anos, e destes, há mais de 25 é dona de um dos restaurantes no mercado. (Foto: Divulgação)

Dá para imaginar quantas histórias aconteceram e acontecem todos os dias no mercado mais antigo de São Luís, o Mercado das Tulhas? O local, que foi construído no início do século XIX, tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas desde 1997, é um reduto de boas histórias. Vamos contar uma delas.

Dona Marlene do Nascimento Carvalho tem 58 anos e, há mais de 25, é dona de um dos restaurantes no mercado. “Na época que minha sogra tomava conta daqui do restaurante, as coisas eram bem diferentes, a começar pela maré que, por incrível que pareça, batia bem aqui perto do mercado”, contou a comerciante.

Conhecida também como Feirinha da Praia Grande, o Mercado das Tulhas reúne a comercialização de uma miscelânea de produtos típicos da região, como doces, licores, cachaças, tiquira, temperos, panelas de ferro e artesanato. Nas quatro entradas de acesso ao espaço é possível encontrar restaurantes com pratos típicos do Maranhão. Durante o período agudo da pandemia, o local ficou fechado. Atualmente, com a diminuição de casos de coronavírus e a flexibilização das medidas sanitárias, o mercado, aos poucos, está retomando as atividades.

“Eram muitas pessoas nos barcos que ancoravam aqui perto. Elas vinham todos almoçar aqui. Antigamente, a gente cozinhava naqueles fogões de carvão; tinham que abanar o fogo, comprar carvão todo tempo. Hoje não. Já temos mais facilidade. Mas uma coisa é certa: o mocotó e o cozidão permanecem famosos. Vem gente de todos os cantos só para comer aqui”, disse, orgulhosa, Dona Marlene.

A fama do restaurante de Dona Marlene ultrapassou o oceano. (Foto: Divulgação)

A fama do restaurante de Dona Marlene ultrapassou o oceano. “Tem um grupo de franceses que sempre volta a São Luís e, quando chega, o primeiro lugar que param é aqui. São pratos que têm a cara da nossa gente”, concluiu.

Nossa Gente

Dona Marlene é a personagem do Nossa Gente, a série de vídeos produzidos pela Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), que retrata, mensalmente, personagens que contribuem para a valorização do Centro Histórico da capital maranhense.

Veja o vídeo completo do Nossa Gente no perfil da Secid, no Instragram: @secidma

Ações do Governo no Centro

Por meio da Secretaria de Cidades e Desenvolvimento Urbano, o Governo do Maranhão criou o Nosso Centro, programa que tem por objetivo tornar o Centro Histórico de São Luís referência em renovação e desenvolvimento sustentável, preservando a historicidade e cultura, ao mesmo tempo em que promove o Centro da cidade de São Luís como espaço democrático. 

Adote um Casarão

Adote um Casarão é uma ação que faz parte de uma estratégia do Nosso Centro. Tem a finalidade de fomentar o empreendedorismo e ocupar os imóveis públicos ociosos ou subocupados, de propriedade do estado, com atividades que promovam o desenvolvimento sustentável do Centro Histórico, aliado à preservação do patrimônio.

As adoções são feitas por meio de editais com a finalidade de identificar pessoas físicas ou jurídicas, de direito privado, com ou sem fins lucrativos, que tenham interesse em recuperar e utilizar esses casarões para uso comercial e cultural por 10 anos, renováveis por mais cinco anos.

Piracuruca - PI
Atualizado às 13h29 - Fonte: Climatempo
33°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 33°

33° Sensação
11.2 km/h Vento
37% Umidade do ar
90% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (17/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (18/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias