Quarta, 16 de Junho de 2021
86 9 9809 4245
Saúde Maranhão

Governo usa Programa Farmácia Viva para orientar maranhenses sobre o uso de plantas medicinais no pós-Covid

A proposta é, através das orientações, melhorar a qualidade de vida de quem se recupera da doença, que pode deixar sequelas.

15/05/2021 16h20
22
Por: Redacao Fonte: Secom Maranhão
<em>Farmácia Viva está ajudando a melhorar a qualidade de vida daqueles que se recuperam da doença (Foto: Divulgação)</em>
Farmácia Viva está ajudando a melhorar a qualidade de vida daqueles que se recuperam da doença (Foto: Divulgação)

O Governo do Estado tem usado o Programa Farmácia Viva para orientar a população maranhense sobre o uso de plantas medicinais no pós-Covid. Para intensificar a divulgação do conhecimento, um folder educativo foi elaborado a partir de um trabalho conjunto entre as Secretarias de Estado da Saúde (SES) e de Governo (Segov), e a Escola de Saúde Ambiental. A proposta é, através das orientações, melhorar a qualidade de vida daqueles que se recuperam da doença, que pode deixar sequelas.

“A nossa intenção é levar informações sobre as plantas medicinais, óleos essenciais e as alimentícias não-convencionais e popularizá-las. Temos comprovação científica quanto à existência de ervas que podem ser utilizadas junto com tratamento convencional, influenciando na melhora da ansiedade, fadiga, melhorando a imunidade e minimizando dores crônicas”, disse a coordenadora do projeto Farmácia Viva, Kallyne Bezerra.

Para chegar até a população, o folder será colocado à disposição das pessoas na recepção de postos de saúde, pontos de vacinação e unidades de referência para assistência a pacientes com a Covid-19. A partir das orientações, será possível ensinar o uso e manipulação correta de ervas medicinais.

Cerca de 30 espécies de ervas serão utilizadas, entre elas folha de manga, gengibre, açafrão, marcela, chanana, folhas de guaco, cana do brejo, ora-pro-nóbis, alho e mastruz. Nas proporções devidas, as ervas poderão ser utilizadas para combater queda de cabelo, ansiedade, depressão, distúrbios de sono, inflamações respiratórias, dentre outros problemas.

Além da distribuição dos folders, profissionais de saúde de todo o estado poderão ter acesso a capacitações, que serão realizadas tanto de modo presencial (na própria unidade referência), como via on-line, disponibilizadas às Regionais de Saúde do Maranhão. A formação acontecerá pelo menos uma vez por mês.

O trabalho começa pelos municípios de Buriticupu, Senador La Rocque, Imperatriz e Itapecuru.

Farmácia Viva

O Programa Farmácia Viva Hortos Terapêuticos foi criado em 2016 pelo governador Flávio Dino. O programa é executado com o objetivo de facilitar o acesso da população a formas alternativas de tratamento em saúde. As ações do Farmácia Viva Hortos Terapêuticos estão presentes em 125 cidades maranhenses, com 50 hortos implantados. Cerca de 600 profissionais da saúde da Atenção Básica e mais de 14 mil pessoas, entre agentes comunitários e de outras especialidades já foram capacitados.

Piracuruca - PI
Atualizado às 13h08 - Fonte: Climatempo
33°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 33°

33° Sensação
11.2 km/h Vento
37% Umidade do ar
90% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (17/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (18/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias